Vale a pena usar GPS para correr?

Como já disse, nunca me entendi com monitor cardíaco. O troço captava os batimentos dos vizinhos, não o meu! De repente surtava, apagava tudo, um horror. Fora a aflição daquilo me coçando por baixo do top.
Mas o pior era o medo que me dava, eu ficava toda preocupada com os batimentos, e nem prestava atenção no meu corpo, se aquele ritmo cardíaco, às vezes tão alto, correspondia ao meu cansaço, ao que eu sentia que podia fazer. E descobri que não, a não usar o frequencímetro, e sim seguir os sinais da respiração, as pernas e do coração, funciona bem melhor para mim. Mas porque aprendi a me conhecer e aos meus limites, e não só treinando, mas me submetendo a exames.
Já o gps revolucionou a minha corrida.
Sim, é possível correr sem GPS. Mas com ele é bem melhor.
O GPS te permite saber a distância percorrida, a velocidade (no meu caso, o pace, ou seja, quantos minutos para fazer um km) e, na maioria dos modelos, ainda há o frequencímetro, então acompanha também o ritmo cardíaco.
Quando fiz testes de vo2, lactato, etc. (coisas pra outra conversa), pude descobrir as velocidades que são mais adequadas para mim conforme meus objetivos, e sem o GPS eu só poderia correr na esteira para seguir uma planilha que respeitasse isso.
Existem vários modelos no mercado, mas na minha modesta (e nada profissional) opinião, os da Garmin ainda são os melhores, porque é marca especializada em GPS.
Os modelos são todos um tanto quanto parecidos hoje em dia, mas o preço é variado, e atualmente a moda é ser touch, ou seja, tudo na telinha (minúscula) do mostrador, com um toque de nada você aciona (ou desativa) tudo.
Confesso que ainda prefiro alguns botões para apertar e saber o que estou fazendo, mas isso é questão de gosto. Como eu não sou a mais coordenada, só de correr já acabo tocando em algum dos botões, e já muda tudo na tela, tenho que mexer para voltar à tela anterior...e isso atrasa a vida do corredor. Tem que ser tudo fácil, simples de ser acionado enquanto voce corre.
O meu modelo é o 410 forerunner, ótimo. Alguns comandos são touch, e outros têm botão. Fácil de manusear, vem com o guia rápido para quem quer só sair correndo. O 610 é mais moderno, todo touch. E o 910 é para triatletas, mais completo. E tem o 110, bem básico, para iniciantes, diz meu treinador que é muito bom.
E você pode aproveitar tudo o que o GPS oferece: passar os dados da corrida para  o computador (programa próprio), e acompanhar os treinos, que é o mais importante para buscar evolução.
Eu acho ótimo poder ver depois como foi meu primeiro quilômetro, o último, em qual eu fui mais fraca, em qual fui melhor... E tudo isso aparece, com altimetria, distância percorrida, etc. Ah, sim, as calorias gastas também aparecem...
Existe ainda um corredor virtual, que você pode programar para te acompanhar, de modo que você segue o ritmo dele, por exemplo.
Escolha um modelo à prova d'agua mesmo que não pretenda usar nadando, porque o suor encharca o aparelho, melhor garantir.
Durante os treinos, vá se acostumando a olhar para o GPS para acompanhar seu pace, mas não todo o tempo, o objetivo não é que você fique travado pelo equipamento.
Eu, por exemplo, já fui vítima de sabotagem... de mim mesma! Cismei com um pace, e cada vez que reduzia, ou seja, que eu corria mais rápido, em vez de tentar um pouquinho, ficava tensa e voltava para meu ritmo, e isso também não é bom. Tanto que alguns treinadores recomendam um treino por semana sem GPS nem monitor, uma corrida em livre, seguindo só os sinais do corpo, para no final ver quantos km deram, e aí calcular a velocidade.
No site http://www.garmin.com/, escolha Brazil e virá tudo em português, com descrião dos modelos.
Se puder viajar e comprar nos Estados Unidos, aproveite, a diferença de preço é muito grande.
Eu considero um excelente investimento.

Comentários

  1. Menina... Estou começando a praticar agora, e comecei com um treinamento para 5km. Ver sua foto com esse quinto lugar até me arrepiou, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ana, bem vinda a este mundo!! É cheio de desafios, e vale muito a pena. Eu sempre digo que toda distância merece respeito, e conheco excelentes corredores de 5km. Boa sorte para voce, obrigada pela visita!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ficar velha x envelhecer - nós e Madonna

Desculpa qualquer coisa

Histórias não relacionadas à corrida: Dias de Sol