Avaliação do Nike Odissey React - guest post by Simone Andriani!!


NIKE ODYSSEY REACT: Amortecimento e leveza podem andar juntos?


Olá, eu sou a Simone, corredora de rua há 7 anos, integrante das Mulheres que Correm, e, a convite da Andrea e do Denis (Loja Korrer), estou aqui para falar sobre o tênis Nike Odyssey React.


Para começar é legal deixar bem claro que, assim como a Andrea, não sou especialista em tênis. Sou uma corredora amadora, que gosta de se superar, buscar bons resultados e sou um tanto competitiva. Vejo no tênis de corrida um acessório que, escolhido corretamente, pode ajudar nos treinos, na performance e evitar fadiga excessiva nas pernas.

Confesso que desde que recebi o convite fiquei curiosíssima para testar o modelo, que tem a nova tecnologia de entressola React, até então só vista no Nike Epic React.

A promessa da Nike é de que a espuma react gere amortecimento macio e responsivo para reduzir o impacto de cada passada, leveza e resistência para aguentar o desgaste das pisadas constantes.

Eu não usei o Nike Epic React, mas li alguns reviews e percebi que a entresola foi criticada por especialistas por ter um desgaste muito prematuro.

Para o Nike Odyssey React, a Nike melhorou o solado do tênis. Pensando em uma maior vida útil e durabilidade, colocou mais coberturas de borracha na sola, na parte da frente do pé, onde o desgaste é maior, como mostra a foto abaixo:



Eu realmente acredito que vai dar uma durabilidade maior em comparação com o Epic React, mas não terá uma vida útil de um tênis como o Pegasus, por exemplo.
Ao calçar o tênis na Loja Korrer, a minha primeira impressão foi de que ele seria muito justo, um pouco apertado, para quem tem pés “gordinhos” como os meus. Parecia que ia me incomodar quando eu usasse para correr.

Que bom, eu estava totalmente enganada! Testei o tênis em treinos curtos, um longuinho de 16km e tiros. Em nenhuma das ocasiões senti qualquer desconforto.

Isto porque, na parte mais da frente, onde ficam os dedos, ele não é justo. Ele é justo somente na parte chamada médiopé e esta característica, ao invés de gerar desconforto, na verdade, gera segurança e maior estabilidade.

O Nike Odyssey React realmente dá uma sensação de correr no macio, de redução de impacto, como um bom tênis de amortecimento deve ser. O bônus “inesperado” é ser um tênis muito leve e que impulsiona a passada, misturando assim os benefícios dos tênis de amortecimento com as vantagens dos tênis de performance.

Inclusive, na minha opinião pessoal, é uma excelente opção para aqueles que têm “medo” de tentar um tênis de performance. Se você prefere conforto do amortecimento ainda que tenha que carregar um peso extra, por receio de que os tênis de performance possam lhe trazer desconfortos ou lesões, acho que vale muito a pena testar o Nike Odyssey React.

Ele é um tênis considerado categoria amortecimento, indicado para pisada neutra (o que significa que todos podem usar) e com drop de 10mm. A grande vantagem está no peso: no modelo feminino tamanho 38 pesa 199 gramas e o modelo masculino tamanho 41 pesa 241 gramas.

A título de comparação, o outro tênis da Nike de amortecimento que eu amo, o Pegasus 35 (modelo mais vendido da marca e também lançamento) pesa 224 gramas no tamanho 38 feminino e 266 gramas no tamanho 41 masculino. Ou seja, há uma diferença de 25 gramas entre eles.

O cabedal do Odyssey tem uma estrutura inteira feita de malha respirável, não tão aberta quanto o flyknit, mas ainda assim bem ventilada e fresca. A lingueta é fina e se ajusta perfeitamente aos pés, sem sair do lugar durante os treinos. A lingueta é feita de neoprene, o que pode, em dias mais quentes, gerar calor. No período de testes não enfrentei dias quentes, por isso, não senti calor no peito do pé.





A parte de trás do tênis, na região do calcanhar, é mais dura e ajuda a dar suporte e estabilidade:



Como pontos negativos eu apontaria uma provável vida útil mais curta e o material da lingueta (neoprene), que pode geral calor nos dias quentes e também não tem uma secagem rápida. 
Como pontos positivos, digo que é um tênis simples, bonito (usei bastante para passear também), super confortável, impulsionador de passadas e com um preço justo (R$ 499,00  lembrando que a Loja Korrer dá um bom desconto para seguidores das @mulheresquecorremoficial).

Com isso, se você vai viajar, por exemplo, dá para levar só o Odissey React na mala, porque ele se comporta bem em todos os tipos de treinos (curtos, longos, intervalados...), nas provas e, de quebra, tem beleza e conforto de sobra para os passeios. 

Resumindo, o Odissey React, apesar de simples, tem todos os recursos  que um corredor amador precisa. 
Simone Nascimento Andriani
@simoneandriani

@mulheresquecorremoficial
Para quem não souber quem é a Simone, é minha irmã ruiva...foi difícil escolher a foto.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ficar velha x envelhecer - nós e Madonna

Desculpa qualquer coisa

Histórias não relacionadas à corrida: Dias de Sol