Correr no inverno


Odeio inverno, odeio frio, odeio chuva de inverno (de verão só gosto da que dura meia horinha no final do dia), e acho que roupa de inverno, casacão, etc., só é charmosa nos primeiros três dias. Depois, já deprime.
Ótima maneira de começar o post, não? Isso é para ninguém ler e no final ficar dizendo:"ah, mas ela gosta de inverno, por isso acha bom correr".
Então não é por isso que acho bom. Mas sou meio Polyana mesmo, gosto de fazer do limão a limonada, e tudo isso. Assim, acho que também tem suas vantagens em correr no inverno.
O mais difícil, para mim, é a adaptação. Eu custo a acreditar que realmente esfriou e talvez eu precise de uma manga comprida e até de uma calça para correr. E não creio que, apesar de escuro, já é dia lá fora. Dá uma tristeza.
Duro levantar da cama. Na verdade, decidir levantar. Eu acho que no frio o melhor é treinar de manhã, para não correr o risco de desistir ao longo do dia, a não ser que não haja opção. E de qualquer jeito vou ter que levantar para cuidar do meu filho e trabalhar, só talvez tenha que ser um pouco antes do que precisaria. E muuuuuito antes do que gostaria.
Eu nunca me arrependi de ter levantado e ido correr, só de não ter ido. Porque depois que se começa, a sensação é a de sempre, ou seja, ótima. E suar no inverno é uma boa sensação também, porque é diferente. Fora que depois de correr tomar banho é excelente ideia; já quando se fica sentado no sofá...
Eu acho que o rendimento é melhor no frio, e isso me deixa até melancólica, porque adoro correr no verão, debaixo de sol. Mas eu pude perceber isso quando corri em NY a 2 graus - positivos. O cansaço demora mais para aparecer, a pressão não cai como no verão, voce não se sente desidratando tanto (o que não significa que não esteja perdendo água, mas a sensação é diferente).
Mas se você é daquelas pessoas que tem mais dificuldade em ser feliz no inverno (como eu), principalmente quando chove, faça adaptações no treino.
Correr na rua é muito bom, mas quando está frio e chovendo, a esteira é bem mais simpática. Lá dentro da academia está quentinho e confortável.
Eu aproveito para fazer treino de tiros de velocidade, ou um corretivo, tentando prestar atenção na passada, fixando a velocidade na esteira para poder concentrar na postura, no movimento dos braços, enfim, tudo aquilo que na rua é mais difícil de fazer. Ah, e se estiver passando Friends na tv, aqueles episódios que já vi umas dez vezes, num instantinho corri meia hora. E aí mais um episódio já faz uma hora...
Todos os treinos têm vantagens e desvantagens. Muito chato fazer um longão na esteira? Nâo faça, converse com o treinador para trocar o dia. Ou convide alguém que também acha isso para usar a esteira ao lado, e vão conversando, como se fosse na rua. Nâo é igual, mas ajuda a passar o tempo também.
Se quiser sofrer um pouco para se preparar para uma prova difícil, como o Desafrio de Urubici (em que tudo pode acontecer, como estar 2 graus abaixo de zero e chovendo), então vá para a rua, mas devidamente equipado: manga comprida ou manguito, calça, ou pelo menos uma meia de compressão, e, especialmente, faça um bom aquecimento, para não se machucar ou ficar doente. Não acho graça sofrer mais do que o necessário. E nem todos os treinos precisam ser assim, porque treino é treino, prova é prova. No dia da prova a adrenalina resolve vários problemas.
Compre um tênis novo, uma calça de compressão, algo que te dê vontade de correr, como brinquedo novo que a gente ganha e quer brincar logo.
Trace uma meta, escolhendo uma prova bem legal que exija treino, como uma meia maratona, uma prova noturna, baixar o tempo repetindo uma prova que fez no ano anterior, ganhar da sua amiga, tudo é válido para motivar.
E, por fim, no meu caso, uso o meu mantra: "o que eu sou no verão é resultado do que eu faço no inverno". E aí cada um decide como quer estar no verão...

Comentários

  1. ...é permitido palpite ou só elogio ao blog??? quanto ao frio, proteger as mãos, pés e cabeça auxilia bastante, pois é por onde o corpo perde mais calor...talvez por isso no kit da meia maratona de Floripa em junho há uma toca!!! bem bom teu blog...parabéns!

    ResponderExcluir
  2. É claro que é para dar palpite, até porque estou a milhas de distância de ser uma entendida, sou só metida...ontem ja percebi que preciso usar duas meias, meus pés congelaram!! Mas correr com a touca...sei não...rs

    ResponderExcluir
  3. Adorei o mantra: o que sou no verão é resultado do que faço no inverno. Arrasou

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ficar velha x envelhecer - nós e Madonna

Desculpa qualquer coisa

Uma única coisa?