Para gostar do novo, tem que aprender...

Quando eu estava na faculdade e durante minha carreira como advogada,  nunca gostei de direito administrativo. Achava chatíssimo. Quando resolvi fazer concurso, logo pensei na tristeza que seria estudar direito administrativo, e como eu demoraria para aprender, já que não tinha sido o meu forte na graduação.
Ledo engano. Comecei a estudar pelos livros certos, conversar com as pessoas que sabiam a matéria e sabiam conversar sobre a matéria, e me encantei. Não a ponto de querer trabalhar com isso, mas o suficiente para me motivar a estudar e fazer sempre uma boa pontuação nas provas.
Os meus professores de direito administrativo eram  competentes, claro, mas não rolou empatia. Nenhum deles conseguiu se conectar comigo. Diferentemente de direito civil. Tive a melhor professora do mundo, a Leilane, que além de ser excelente, me deixava feliz em ir para a aula. Ela me ensinou direito civil, me ensinou a ser professora, me ensinou ética...nossa, é uma professora de vida. E minha amiga. Isso fez toda a diferença no meu aprendizado. 
O que isso tem a ver com a corrida e com a atividade física em geral? Vou dizer.
Falando de mim, para não comprometer ninguém, concluí na época de estudo que não se gosta daquilo que não se sabe. Talvez seja um sistema de autoproteção, ou só um medo do novo.
E penso muito nisso quando se trata de uma atividade física.
Tenho escutado várias pessoas dizendo que até gostariam de fazer triathlon, mas "odeiam" nadar. E aí eu pergunto se a pessoa sabe nadar, e as respostas são bem variadas: "ah, eu não morro afogado"; "eu me viro"; "nadei quando era bem pequeno"; "morro de medo de água". Em resumo: não sabe. E natação não é exatamente facinho de aprender depois de adulto, é muita concentração exigida para coordenar movimentos de braços, pernas, cabeça, com a respiração correta. Parece-me bem mais simples dizer que não gosta. O assunto se encerra.
Quando fiz a travessia da ilha das cabras, e queria desistir antes da metade, foi pânico. O que me tirou o pânico foi a certeza de que sei nadar, e não ia desaprender naquela hora, a técnica ia me manter viva.
E assim podem ser outros esportes. Correr também tem sua técnica, e exige fôlego, que é óbvio que quem nunca correu não tem. É mais fácil do que os outros, sinceramente, mas ainda assim, exige um certo preparo. Quem andava de bicicleta quando era criança, vai poder fazer bike como esporte. É só praticar, não se esquece realmente. 
Não aguentar correr cinco minutos é normal se você nunca correu. Eu ficava altamente frustrada no inicio, quando corria dois minutos e andava um. Depois eram cinco por um, dez por dois, depois já contava por quilômetro, e um belo dia eu corri 3km direto sem andar. Foi a maior alegria. E nunca mais parei.
Só que tem gente que tenta isso por vários meses e não dá certo, ou não dá prazer nenhum, nem no final. Então parte para outra. Só não desiste de tentar uma atividade que te dê prazer.
Na revista Sport Life de março deste ano tem uma reportagem interessante que pretende apresentar o melhor esporte entre: corrida, bike, natação e tênis. Segundo a revista, são os esportes com maior número de praticantes no Brasil e todos são recomendados para a boa saúde.
Os critérios analisados foram flexibilidade, força muscular, reflexo, resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, trabalhar o corpo como um todo, risco de lesão e gasto calórico.
O gasto financeiro não foi analisado, mas a conta é simples: a corrida é barata se voce não fizer questão de tênis tecnológicos nem de super suplementação por fora da alimentação. Natação é muuuuito barato se voce tiver onde nadar sem pagar, senão tem que pagar pelo menos o uso de uma piscina, mas não é nada absurdo. 
Já bike e tênis são esportes caros, a começar pelo material. E tênis é chique, eu acho lindos os torneios.
Enfim, tirando essa parte, a conclusão na reportagem foi a mesma da minha mãe, professora universitária doutora em literatura inglesa, do alto do seu conhecimento esportivo: natação é um esporte completo. Só não ganhou nos reflexos e gasto calórico. Mas para desenvolvimento do corpo, flexibilidade, resistência e risco de lesão...campeã. Na resistência muscular, todas tiveram notas semelhantes por serem atividades de maior duração. Na resistência cardiorrespiratoria, corrida, natação e bike ficaram bem próximos. 
No final das contas, a natação ainda é meio lúdica, porque voce pode até meditar no meio daquela respiração controlada. Eu fico meio louquinha, acho que a oxigenação do cérebro muda. E é muuuuito relaxante a piscina (no meu caso, morninha pelo menos) e aquele momento de só ouvir a respiração e as batidas de braços e pernas. Ah, sim, é meio solitário, mais do que todas as outras, porque conversar não é uma opção.
Não querendo influenciar a escolha de ninguém, imagina, mas eu, que sou de Florianópolis, acho impensável não saber nadar. É #exclusão. Todo mundo vai à praia, e aí, faz o que, fica só torrando? Borrifa água de garrafinha? Ô tristeza...
Então, por sobrevivência ou pelo exercício, nadar é importante. Para a mulher, tem a parte de lavar o cabelo, passar uns cremes para não ficar com cara de vassoura, mas a corrida não deixa o cabelo exatamente tratado, não é?
E por fim, para quem corre, é um ótimo complemento para os dias off de treino, ajuda no alongamento e relaxamento, mantendo condicionamento. São duas atividades que "casam" bem.
Se tem interesse, procure um lugar bom, e, principalmente, um bom professor, com quem voce se entenda, para aprender a nadar e a gostar. Eu não nado numa piscina semi olimpica sem cloro, e tudo aquilo. Mas tenho um professor que não troco por nenhuma estrutura espetacular.
Nunca tinha feito aula de bike, achava que não gostava (claro, não sabia também). Mas experimentei com a pessoa certa, o coach Everton, e viciei!!
Então, o negócio é experimentar. 
E vamos aos informes paroquiais: a meia maratona de Blumenau foi transferida para 24 de novembro, ultimo dia dos jogos abertos de Santa Catarina, que serão realizados aqui mesmo. No site da corre brasil tem tudo explicadinho.
E hoje, quinta dia 12,  tem corrida noturna de Blumenau, 5km, organizada pela Fundação de Desportos, sai do parque Ramiro às 20h, e as inscrições podem ser feitas na própria Fundação, inclusive até trinta minutos antes da largada. Trajeto tranquilo, plano, sem maiores pretensões, vale a pena participar. Primeira prova? ótima opção.
E já que vai correr, olha bem la no fundo do armário aquele tênis abandonadinho, e se quiser levar para doar para a nossa campanha, sempre tem algum apoiador por lá, e eu estarei também.
Boas corridas, e...boas braçadas!!









Comentários

  1. Os quatro esportes mais completos tudo bem, mas acho que a revista Sport Life está equivocada em apontar o tênis como um dos quatro esportes mais praticados no Brasil. A maioria das publicações aponta o futebol como o mais praticado ou um dos mais. Também já vi incluírem o judô nesta lista. Parece bem mais provável, tendo em vista a estrutura exigida para a prática do tênis e o fato de ainda ser um pouco elitizado no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, também achei estranho, mas acho que são os 4 esportes mais praticados pelos leitores da revista...rs. Estive estudando o projeto de iniciação esportiva de Blumenau, por exemplo, e o karatê é o que tem mais alunos. Mas que o tênis e chique...ah é...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ficar velha x envelhecer - nós e Madonna

Desculpa qualquer coisa

Histórias não relacionadas à corrida: Dias de Sol