Treinos da primeira semana de 2014!

Gente, feliz calor novo! Só dá para ficar feliz na praia ou no ar condicionado. Já é calor às 7 da manhã! E 
agora chove, como geralmente acontece nas tardes de verão, confirmando minha ideia de que é melhor garantir o treino pela manhã. 
Estou em Floripa, na praia da Daniela, oba, e para me movimentar daqui é necessário um estímulo muito forte. Sou da teoria de que entre os dias 26 de dezembro e 05 de janeiro a pessoa deve escolher um lugar e se estabelecer, não se deslocando muito. Eu vou no máximo até Santo Antonio de Lisboa de carro. Até Jurerê vou correndo ou de bike, eu, marido, filho...Acho que presto um serviço de utilidade pública sendo um carro a menos a transitar na ilha. Fora que dou as pedaladas, com peso extra.
A ideia era fazer um período off. Totalmente off eu não consigo. Sou doente mesmo. E só de pensar no trabalho que dá retomar o condicionamento físico perdido fico bem mais triste do que seguindo uns treininhos leves de verão. O Everton está mandando as planilhas. Eu não estou seguindo.
Estou fazendo o que é possível, o que nem sempre é o ideal, mas estou na teoria de que treino bom é treino feito. E eu, defensora de treinos de sofrimento, estou doida de saudades da esteira fresquinha da academia...aiaiai, prova de corrida não é na esteira. Nada que a gente não saiba. Mas uns tirinhos no ar condicionado vão tão bem...
Me sinto evoluída ("enquanto" atleta que respeita os períodos de descanso, de preparação, de base...) e não tenho inveja de quem está super caxias treinando forte nessa época. Nem me dá uma coceira, só um cansaço em pensar. Dei duro o ano todo, mereço uma folga. Do meu jeito, mas uma folga.   
Não estou conseguindo correr na areia da praia, muita gente desde cedo, não estou me programando direito. Mas ainda vai dar.
Ontem foi legal, corri 4km em direção a Jurerê e o Péricles me acompanhou de bike. Lá a gente trocou, pedalei uns 20min enquanto ele corria, e depois voltei correndo para casa. Foram 7km de corrida no total, com a variação da bike no meio, tipo um duathlon. Não tinha sol, mas a umidade com o calor...
Anteontem consegui correr 10km, finalmente. E depois eu levei mais de meia hora até parar de suar. Nossa, horrível. E sem comentários sobre a velocidade. 
Depois das corridas, faço uns exercícios localizados, coisa básica, como abdominais, afundo, triceps no banco, só para não ficar totalmente sem a parte da musculação. 
Também tenho nadado no mar. É o que dá mais alegria porque não tem calor. Mas a distância depende do mar. Ontem tinha muita onda, e aqui isso não é comum. Hoje estava perfeito. Eu vou paramentada, fazendo a familia passar vergonha: coloco touca, parte de cima do sunkini (o único dia em que coloquei a de baixo ficou a marca, sem comentários), oculos, protetor de ouvido e com garmin, para ter ideia principalmente do tempo que passa. Porque eu nado muito torto no mar, e estou em ritmo passeio. Miro um guarda-sol colorido ao longe e vou, respirando para a frente de vez em quando para garantir, mas ainda assim quando chego na frente do destino estou muuuuuito no fundo.Torto, torto.
Claro, pessoal do Blumenau Aguas Abertas,  que meu treino no mar é treininho, não tenho meta de nadar 4000m. Hoje, que foi top, foram 1600m, geralmente são 1000, e já fico toda faceira. E quando volto todo mundo acha que nadei até quase Jurere, fico super bem na foto, e é o único esporte que minha mãe gosta que eu pratique.
Tento fazer pelo menos duas modalidades por dia, ainda que tudo meia boca. São treinos meio safados, parando no posto de gasolina para comprar isotonico, pedalando até Jurere e dando uma passeadinha no calçadão antes de continuar...ou seja, o suficiente para manter um mínimo de atividade física e satisfação (e menos culpa), mas dentro do esquema "estou de recesso". E, sinceramente, com este calor que tem feito, se eu acordo depois das oito já nem calço os tenis porque não tem condição. Fora que todo dia parece sábado ou domingo, mas não é, pessoal!
Se estou feliz? em geral sim, até porque, como li no face da Helouse nutricionista, o corpo não tira férias, e botar tudo a perder agora não dá. E chegar na praia depois de ter dado uma corridinha, mesmo que não a dos sonhos é tão bom...melhor ainda é tomar água de coco e anunciar que vou nadar...delícia!!!
Estou contando isso tudo para quem estiver fazendo parecido se sentir bem e quem sabe me contar, para eu me sentir melhor ainda.
beijos, bom final de semana.







Comentários

  1. Bem legal Andrea.
    A questão é: se manter em movimento... mesmo que o ritmo diminua.
    Eu e minha namorada, tbém não paramos no final do ano, ou era academia no clube ou um pedal.
    A vontande é voltar aos treinos fortes o mais rápido possível.

    Feliz Ano Novo e muitos kms em 2014.

    Abraços.

    Marcelo
    www.corramais.blogspot.com.br

    Abraços

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  2. Ja definiu as provas, Marcelo? Bons treinos!!

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  3. Olá.
    Sim, algumas já confirmei a inscrição. Já é certo: Night Run Costão, Ponta do Papagaio e Indomit Costa Esmeralda.
    Se tudo der certo, pretendo fazer... Desafrio, K42, Meia de Floripa e Maratona SC.

    http://corramais.blogspot.com.br/p/proximos-desafios.html

    Abraços.
    Marcelo

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