Quando um treino é mais do que qualquer prova...Treinão em Comemoração aos 10 anos da Lei Maria da Penha

Bom, eu estou mega empolgada. Já sou normalmente com corrida e com temas que me tocam o coração, então juntando os dois...super.
Ninguém faz nada sozinho, mas pessoas incríveis costumam ter a ideia e dar os primeiros passos.
Sendo assim, em vez de tentar resumir, vou transcrever a vocês o texto da jornalista Yara Achôa primeiro. 

Lugar de mulher é na corrida!
Treinão em comemoração aos 10 anos da lei Maria da Penha

A cada ano, mais de um milhão de mulheres são vítimas de violência doméstica no País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse tipo de violência, apesar de sistêmica, tem sido combatida com a defesa do direito das mulheres.

Em agosto, a lei nº 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha, que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, completa 10 anos. Ela é reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. Sua criação foi um grande avanço. É preciso comemorar e continuar fazendo mais.

Para lembrar essa conquista e incentivar o empoderamento feminino por meio do esporte, o MOVIMENTO PELA MULHER e as DIVAS QUE CORREM se uniram na organização de um treinão de corrida em São Paulo - e simultaneamente em várias cidades do país -, que será realizado no dia 13 de agosto. Em todos os encontros o acesso será gratuito.

Em São Paulo (*), acontecerá um bate-papo comandado pela promotora Gabriela Manssur (Movimento pela Mulher) e pela jornalista Giselli Souza (Divas que Correm), seguido de um treino de corrida de 6K, para todos os níveis de condicionamento, a partir das 8 da manhã, na Cidade Universitária (USP).

A ação se repetirá, sob o comando de representantes dos dois projetos, nas seguintes cidades:

·         Americana – Bike Hotel Sports - Av. Cillos, 4532
·         Aracaju  – Orla de Atalaia
·         Balneário Camboriú  – Concentração e Largada na praça Almirante Tamandaré
·         Bauru  – Parque Vitória Regia - Av. Nações Unidas, próximo a USP
·         Brasília  –Parque Olhos d'Água, Asa Norte
·         Campinas – local a definir em breve
·         FlorianópolisParque de Coqueiros
·         Itapetininga  – Largada da OAB Itapetininga, próximo à prefeitura
·         Maringá  – A.T.I do Parque do Ingá
·         Porto Alegre – Calçadão da Barra, em frente ao Barra Shopping
·         Rio de Janeiro – Posto 5, em Copacabana
·         Sorocaba – Parque das Águas
·         Teresina  – Parque da Cidadania, próximo à estação ferroviária

(*) As inscrições para o treinão em São Paulo, limitadas a 200 participantes, esgotaram-se em um dia.
           
Quem é Maria da Penha: cearense de Fortaleza, a farmacêutica bioquímica Maria da Penha foi vítima de violência doméstica por mais de 20 anos. Em 1983, seu então marido tentou matá-la duas vezes. A primeira, com um tiro nas costas, que a deixou paraplégica. A segunda, eletrocutada. Após as tentativas de homicídio, ela tomou coragem e denunciou o companheiro. A condenação demorou, mas saiu. E sua luta deu origem, em 2006, à lei que protege a mulher da violência doméstica - justamente batizada com seu nome, Lei Maria da Penha.

Movimento Pela Mulher: idealizado pela promotora de justiça Gabriela Manssur, de São Paulo, o projeto tem como objetivo promover empoderamento, igualdade, justiça e qualidade de vida para todas as mulheres por meio da corrida. Como forma de estimular constantemente a prática esportiva e ampliar as discussões a respeito das conquistas femininas e pelo fim da violência doméstica, o MPM procura manter uma agenda de eventos com treinões ao longo do ano e uma corrida anual (já foram realizadas duas edições, em 2015 e 2016, com 2500 participantes cada). 

Divas que Correm: o blog foi criado pela jornalista Giselli Souza durante a preparação para sua primeira maratona, em 2013, com o objetivo de não só compartilhar experiências do esporte como também unir as mulheres em torno da corrida e incentivar quem ainda está no sofá. A projeto cresceu e transformou-se no primeiro clube de corrida feminino na web do Brasil.

Bom, e o que nós temos a ver com isso? Tudo! Tenho o pensamento que qualquer forma de violência é sempre problema de todo mundo, da sociedade. Também penso que cada um escolhe suas bandeiras para lutar. Uma das minhas é essa, e não estou sozinha. Inclusive, para esse evento, estou com mulheres e homens, porque discordo totalmente de quem diz que todo homem é um violentador em potencial. 

Em maio, já com essa ideia de empoderamento feminino e mudança de vida através da corrida, junto com as sublimáticas da volta e pelo blog, inventei e realizamos o Treino Coletivo Mulheres que Correm, que foi uma delícia! Dali o Mulheres que Correm Oficial passou a ter vida própria, e outras ações foram iniciadas, principalmente por mim e pela Simone Andriani (que diferente né?), para começar a tratar do assunto de combate à violência contra a mulher de uma forma relacionada ao que vivemos, o universo da corrida de rua para amadoras. 

Infelizmente, a violência contra a mulher e a corrida têm algo em comum: são democráticas, ou seja, não têm idade, classe social ou econômica, tipo físico...
Pensamos e então criamos a camiseta de corrida, linda, maravilhosa, que quem comprou vai receber dia 03 em Blumenau e BC (Floripa não esqueci, aguardem contato), e já é uma forma de todas mostrarem que estão juntas. Mulheres não têm mais nada para competir que não seja na pista, de tênis. Juntas somos melhores e mais fortes.

Depois disso, conversei com a Gabi Manssur, que é minha ídola absoluta não só nesse assunto, mas em tantos outros, e ela achou boa ideia eu ser a líder e trazer o treino para Balneário Camboriú. Eu não sou daqui, adotei a cidade no instante em que me mudei (como não amar?), e não conheço muita gente ainda, mas sei do seguinte: 1. quem corre treina no finde; 2. tem muita gente no combate à violência contra a mulher. Pensando nisso, tive certeza de que podia montar o treino aqui, mas não sozinha, evidentemente. 
Simone é a parceira em Blumenau, e claro que a Clínica Wellness foi, de novo, a primeira a apoiar a iniciativa, e em BC, como sempre, posso contar com o apoio, inclusive técnico, da Gamboa Sports pelos excelentes Diogo e Daia. 

É uma grande responsabilidade. Em São Paulo já é quase um clássico, em BC temos que caprichar (a pessoa é competitiva até nisso...socorro). Esperamos contar com corredoras e corredores de Itajaí, Camboriu, Brusque, Gaspar, Blumenau, Tijucas, Canelinha...toda a região está mais do que convidada a vir correr um treino muito especial, com um propósito, e com um astral único! Correr em BC já é o máximo, imaginem assim?!

A OAB de Balneário foi muito receptiva, e está nos ajudando muito. A Fundação Municipal de Esportes acredita e apoia a iniciativa, e está nos permitindo utilizar área pública. Isso permitirá a realização do treino da melhor forma que imaginamos. Teremos até a possibilidade de cadeirantes correrem!! 

Mas o mais importante é todo mundo confirmar e ir correr ou caminhar (sim, nós temos a opção), acreditando que está fazendo algo que realmente importa. Já ia correr no sábado dia 13? Então se junte a nós, vamos juntos, e mais uma vez criar uma energia incrível que repercutirá a nosso favor, tenho certeza, e chamaremos a atenção para um assunto tão importante.

Quem vem conosco?
 Saiba mais seguindo no instagram @mulheresquecorremoficial 


Todos estão convidados a participar do movimento, postando fotos com hashtags #nenhumamulhermereceviolencia #10anosdaLeiMariadaPenha em apoio a causa, além das hashtags dos projetos #movimentopelamulher #divasquecorrem #mulheresquecorremoficial #vidaeumacorrida #treinãobc #elesporelas


O básico é:





Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa. Este evento é uma magnífica aula de conscientização de valores que sao estratégicos à melhor Vida em Sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa. Este evento é uma magnífica aula de conscientização de valores que sao estratégicos à melhor Vida em Sociedade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ficar velha x envelhecer - nós e Madonna

Desculpa qualquer coisa

Uma única coisa?