EEEE, Férias!!!!

Ou recesso, está valendo, o que importa mesmo é poder descansar. 
Engraçado que quando eu penso em férias, penso no tempo que vou ter para correr, nadar e pedalar...bommmmm!
Mas o tempo off faz parte de qualquer processo de treino adequado para quem tem objetivos a alcançar. É difícil parar, eu bem sei...até porque a gente rala o ano inteiro não só pelo desempenho, no meu caso, mas também pela estética, e parar dá a impressão de que estamos botando tudo a perder, bem quando a comilança é maior!!!
Então em vez de parar, vamos fazer assim: variar, reduzir, relaxar. A corrida progressiva da planilha vira uma corridinha na praia acelerando um pouco no final (se der), a natação no mar é beeem mais gostosa do que na piscina, então qualquer hora sem vento é boa, e o pedal...bom, levar o Arthur para comer um açaí em Jurerê, ir na padaria...delicia de treino!!!
Para quem normalmente só corre como aeróbico, quem sabe umas voltinhas de bike (vale mountain bike, vale ate caloi ceci)? Caminhada na areia fofa também pode ser bom. Correr atras de criança, apostar corrida com os pequenos, jogar para cima no mar, ensinar a pegar onda...nossa, dá um cansaço!!
Eu gosto de treinar de manhã quando estou em férias, na praia ou em casa mesmo. Porque pode aparecer uma espumante irresistível no almoço, ou uma cerveja tãããão gelada que é a única coisa que mata a sede. Isso é suficiente para a tarde ser perdida. Além disso, chuvas de verão são no final do dia, então você planeja aquela corrida boa, e cai o maior toró antes de você sair (se for durante a corrida, lava a alma).
Fora a consciência. Correu, nadou de manhã? Missão cumprida, daí o dia começa. 
Já as pedaladas à tarde são passeio.
E a dieta? Adaptações também são necessárias. Em vez de dia do lixo (porque aí todos correm o risco de entrar na categoria, especialmente de hoje até dia 02 de janeiro), que tal refeições do lixo ao longo do dia, regulando um pouco o numero de calorias?
Um bom café da manhã, mais proteico e com menos carbo, já que ficar deitado na cadeira de praia não é exatamente um queimador de calorias. Mas se treinar, ainda que de leve, já pode pensar em colocar uma colher de aveia em flocos, além da chia, em um shake feito com banana congelada e Ades original ou sabor frapê de coco. Fica bom demais! Senão, omelete com ervas e uma cebola refogada,  e até o pão de queijo funcional, receita ali ao lado.
Dali em diante, fazer escolhas: almoço ou jantar punk? Os dois? então tá, mas no dia seguinte tem que compensar. Melhor mesmo é fazer o almoço mais gordinho, e o jantar mais leve, mas a gente sabe que é a partir do anoitecer que as coisas acontecem no verão, então, considerando o calor, um saladão no almoço com um peixinho.
Tem mesmo que regular? Não, não tem. Mas não vale reclamar que engordou depois.
Bebidas alcoolicas? Para quem gosta, o verão é muito propício. Férias dão a sensação de liberdade: posso tomar cerveja e tirar uma soneca depois, uhuuu!
Destilados eu já não consigo mais tomar, nem capirinha, e acho muito doce. Sorte minha, eu sei. Mas o vinho rosé geladinho...não resisto, nem quero. Troco frouxo um sorvete calórico por duas taças de vinho. 
Alias, experimente bater no liquidificador dois scoops de whey (escolhe um mais gostosinho), 100ml de água, 4 pedras de gelo e uma colher cheia de goma xantana (tem em loja de produtos naturais, e pode usar depois para fazer pão sem gluten). É ruim de bater por causa do gelo, mas no final já sai uma pasta compacta. Congelador por duas horas, e você tem um sorvete proteico! Gelatina diet, depois de pronta, batida no liquidificador com iogurte também é bom demais!!
Está dificil resistir? Vai logo tomar o sorvete de menta com chocolate para ficar feliz e não pensar mais nisso.
Isso que acho importante, fazer as escolhas, e tentar manter o foco, lembrar que o mundo não acaba dia 02, e é possível comer muitas coisas gostosas que não são tão gordas, mas também dizer não para um camarão a milanesa pode ser considerado crime e você ser tachada de pessoa esquisita!! Ama muito? então come, só não precisa comer um quilo.
Frutas de verão, como melancia, que hidratam e são pouco calóricas, ótimas. Dica: bata no liquidificador melancia, pedras de gelo ou água gelada, e um pouquinho de canela. Fica uma delícia! Ou gengibre, eu também adoro!
E sempre lembrar que o que engorda, mesmo, não é o que a gente come entre Natal e Ano Novo, e sim entre o Ano Novo e o Natal. Se, durante o ano todo,  você conseguiu criar bons hábitos alimentares, não pensar gordo, e se preocupar com a saúde, um pé na jaca agora não vai botar tudo a perder. 
E correr faz parte da diversão, e não do sacrifício.
Bom final de semana!!



  

Comentários

  1. Olá, ANDREA!

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    Bem-vindo e Parabéns!

    Bira.

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  2. que legal, Bira!! Muito obrigada, espero ser merecedora! Vou acompanhar voces!! Feliz Natal!

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