Espírito Natalino

Não sou uma pessoa muito natalina. Gosto de avisar porque isso explica o fato de eu não ficar mandando lindos votos de Feliz Natal para todo mundo, com figuras e desenhos, por todos os meios possíveis: facebook, sms, whatsapp, etc.
Acho que este foi o primeiro ano em que não fui correr no dia 24, final de tarde. Costumo ir, para relaxar e ja aplacar a culpa da comilança que geralmente me aguarda.
Não fui porque ajudei minha mãe com os complementos da ceia (fiquei encarregada da salada-oba-, arroz com amendoas e espumante - sim, muito chique-, e uma torta de panettone com sorvete - tãããooo difícil), e estava calor demais, não tive forças.
Tive um tempinho para pensar no espirito natalino e a corrida. Porque o resto todo mundo já sabe, escreve e deseja. Como aqui nosso assunto é esse, quis focar, até para exercitar esse negócio de Natal que todo mundo adora, e que para mim é estranho desde que não tenho meus avós vivos - e aí já se vão quase vinte anos. 
Na verdade, sempre me pareceu estranho eleger um dia para que a fraternidade, solidariedade e amor ao próximo estejam realmente presentes e sejam importantes. Sim, o símbolo é necessário para a lembrança, especialmente porque celebramos o nascimento de Jesus. Mas isso faz parte da minha cisma com os dias especificos, como dia da Mulher, etc. 
Pensando em tudo isso, cheguei à seguinte conclusão: na vida do corredor, o espírito natalino está nos pequenos gestos, porque, como já disse antes, a corrida e um esporte solitário, mas também é solidário e de muita parceria e amizade.
Fraternidade e solidariedade? 
Estão: naquela prova em que você quebra total e um amigo que está melhor do que você resolve te acompanhar para você não parar; no parceiro que te acompanha no último km de corrida do primeiro triathlon da vida (depois de ele mesmo ter feito tudo); no atleta super experiente que te dá muuuitas dicas preciosas antes de uma prova importante; no desconhecido que para de correr, junta a tua garrafinha do chão e corre para te entregar, no meio da prova; no desconhecido que compartilha gel, isotônico, água; na "torcida" gritando palavras de incentivo quando você passa; no que atrasa o treino (ou a prova) para te ajudar; no treinador que te acompanha na prova importante; na amiga que topa fazer dupla em uma prova mesmo achando que vai ser um papelão; na parceira de equipe que vai correr mesmo doente, para não deixar a equipe na mão; na companheira que corre mais um trecho para a outra poder se recuperar; no namorado da amiga que dá carona e vira staff de toda uma equipe, e ele nem corre; na amiga que, grávida, não pode participar da prova, mas ainda assim organiza toda a equipe e  vai de staff; naquela amiga que corre ao lado gritando que, sim, você vai terminar a prova; naquele amigo que fica sabendo que furtaram teus tênis e te dá um igualzinho de presente...
Pois então, tudo isso eu vi durante o  ano de 2013, na minha vida de atleta, e muito mais. É o que mostra que a gente pode ter esperança no mundo. A campanha de doação de tênis foi um exemplo disso. Vamos transferir todo esse sentimento que da um calorzinho no coração para todos os aspectos da nossa vida?
Feliz Natal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ficar velha x envelhecer - nós e Madonna

Desculpa qualquer coisa

Histórias não relacionadas à corrida: Dias de Sol