para não deixar de falar de Floripa...

Meia maratona de Floripa da O2. Mais do que uma prova de corrida, uma festa para corredores. É um evento. Dos grandes.Super kit, super estrutura.
Já foi no outro domingo, mas nesse tempo teve dia dos namorados, me empolguei...
Ainda assim, tenho (como sempre) umas palavrinhas sobre a prova.
Mudou o percurso. Nas duas primeiras edições, a largada era no estreito, bairro de Floripa que fica no continente, na nova beiramar continental, lugar lindo, todo novinho, sei que falei da prova ano passado, porque o mais legal era correr em cima das pontes que ligam a ilha ao continente.
Pois então, este ano foi tudo para a beiramar norte, no centro de Floripa, ou seja, muito semelhante à meia maratona da Caixa que aconteceu em março. 
Quando me inscrevi, quis fazer os 21km por causa do percurso, então foi uma decepção quando foi alterado, tanto que tentei mudar minha inscrição para 10km, mas não era mais possível. Tudo bem, já estava  me pseudo-preparando para os 21.
Muita gente reclamou da mudança, e acho que quanto mais gente reclamar, maior a chance de voltar ao que era...faço a minha parte.
No kit, o charme fica por conta da camiseta de manga longa, este ano voltou a ser boné e não touca (era ridicula, e não faz o frio todo que se espera), a sacolinha e um gelzinho de carbo.
Acho que por causa da mudança do percurso, a organização ficou confusa. E foram muuuuitos inscritos.
A largada foi ruim. Bem ruim.
Ficava lá o organizador no microfone a pedir para as pessoas respeitarem suas posições de largada  conforme o pace que pretendiam seguir, mas não havia controle nenhum, e sinceramente, sem isso, aqui no Brasil, vira tudo uma bagunça. Em provas assim, na inscrição a pessoa indica seu pace, recebe uma cor no numero, e só pode entrar no curral da sua cor.  
Pessoas que evidentemente nem sabem o que é pace estavam la no pelotão quênia, e isso é ruim para os rápidos e para os lentos atropelados. Como é prova de estreia de muita gente, até se justifica o desconhecimento, e essa é mais uma razão para a organização ser melhor. 
Eu fui para o meu curral, para os abaixo de 5'30", e larguei logo. Mas quem ficou assistindo disse que dez minutos depois do sinal de largada nem todos tinham passado pelo tapete, o que é um absurdo se não há largada por blocos como em várias provas do exterior.
Mais uma vez, não consigo entender por que as largadas para as três distâncias são simultâneas. Este ano eu estava tranquila porque ia correr 21km, mas para quem vai correr 5km ou 10km, demorar para largar e pegar tumulto no primeiro km é muito prejudicial ao rendimento.
Qual o problema em fazer largadas separadas pelas distâncias? Não posso acreditar que atrasaria mais do que do jeito que foi feito.
O dia estava perfeito para correr. Sol, friozinho gostoso, daqueles que depois vira calorzinho gostoso, e não tinha vento. Isso, quem é de Florianopolis sabe, é muito raro. Eu estava preocupada com o percurso porque ia para o lado sul da ilha, túnel, e na maratona da caixa do ano passado o vento era absurdo. Desta vez soprava uma leve e agradável brisa, sensacional.
Depois que voltava, seguia até quase o trevo para o norte da ilha, e retornava. Não é o melhor percurso do mundo, mas é praticamente todo à beiramar.
Não é plano como diz a propaganda. Tem que subir o elevado, e são diversos aclives. Mas é predominantemente plano, digamos assim.
A água no percurso era farta, mas achei pouca gente para entregar, ou meio atrapalhados, digamos assim.
Um posto com isotônico, depois da chegada do pessoal dos 10km, para garantir que era só para os da meia maratona. 
Não gostei da chegada, porque o último quilômetro é importante, e se espera uma reta. Mas não, a gente seguia quase um km na reta, que parecia ser a reta final, e então tinha uma voltinha - sim, uma voltinha, retorninho - para correr mais 300m até a chegada.
Na dispersão, isotonico - bom, banana e maçã.
A premiação foi meio triste. Iniciou logo, e como são só os três primeiros, é tudo muito rápido e, claro, são os tops que estão lá. Só os tops tops. A da Caixa, em março, premia até o 5ª colocado. Parece pouco, mas já dá uma animada, pelo menos eu sempre acho isso quando corro 10km ou 5km.
A inscrição é cara, a premiação é só troféu, que nem é tão bonito, e no final das contas fica bem pouca gente para prestigiar, nada emocionante.
Claro que uma premiação por categorias demanda mais trabalho, estrutura, tempo, e menos lucro. Muitas provas têm por categorias apenas para os 21km, pelo menos ja democratiza um pouco.
A organização deve chegar à conclusão de que não precisa, porque como está, o esquema funciona bem, pelo menos para eles. Falaram em 10 mil inscritos! Muitos, muitos iniciantes, e realmente é ótima para começar ou recomeçar. A foto oficial tinha plaquinha com a distância alcançada, mostrando a superação, isso é bem legal.
Bom também receber o resultado oficial no celular uma hora depois da chegada, e logo depois já estava tudo no site, e também por email, daí com colocação, geral e por categoria, além de receber a foto grátis, um mimo bem simpático.
Mas a prova não pode ser organizada de forma amadora, já que não é. 
Por outro lado, com o dia que fez, estava ótimo para correr. Eu esqueci o ipod, mas gostei de ouvir meus pensamentos, passos, respiração, e o que os outros falavam.
E estava bom demais. Adorei correr a distância dessa vez, me diverti a prova toda, curti a paisagem...
Fiz meu melhor tempo, 1h51min, 10ª da categoria, imagina, ótimo. E desta vez fiquei com vontade de fazer outra no segundo semestre e baixar meu tempo ainda mais. Pena que minhas unhas dos pés, que estavam crescendo tão bonitinhas, estão se despedindo de mim, mais uma vez...
Agora vem Urubici, o Desafrio, o pessoal está treinando fortíssimo. Não faço esta prova porque odeio passar frio, não me atrai, mas estarei torcendo para as duplas tops que estarão por lá. Parece que vai chover inclusive...ai.
Para os demais tem  a prova do CERENE, que tem uma função social importante de conscientização antidrogas, e nada como a atividade física para manter a mente e o corpo longe disso tudo mesmo. A novidade este ano é o acréscimo de uma distância, agora são 7,5km ou 12km.   A inscrição é baratinha, porque o foco é outro, e tem premiação em dinheiro e por categoria. 
O que ainda não me explicaram é por que os homens estão divididos em categorias de 5 em 5 anos e as mulheres de 8 em 8...
Ah, a prova tem morrinho, então tem que treinar.
E dia 29 tem Mountain Do Costão do Santinho, agora só individual, com várias distâncias. Padrão mountain do, show. E paisagem, mas os percursos são sempre duros.
E a partir deste mes pretendo postar os destaques das revistas especializadas, como O2, Runners e Contrarrelogio. Eu leio sempre e adoro, e cada uma tem seu destaque que pode interessar, de modo que vou fazer um resumão delas para ajudar a escolher qual comprar, quando for o caso.
Até mais, bora correr.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ficar velha x envelhecer - nós e Madonna

Desculpa qualquer coisa

Histórias não relacionadas à corrida: Dias de Sol