Ah, correr em "casa"...

Floripa é linda. Todo mundo já sabe, e nem vou ficar falando, porque propaganda da minha terrinha não falta, e lá também há muitos problemas. Mas, para confirmar minha teoria de que é bom conhecer uma cidade correndo, literalmente, recomendo a quem já corre, e também para quem está começando agora, e mais ainda para quem quer começar e não sabe por onde...corra em Floripa! De preferência, na beira-mar norte. Só tem que dar sorte e não estar caindo aquele ventão nordeste que dá até dor de ouvido em quem se arrisca.
É lindo. É plano. E correr vendo o mar, sentindo o cheiro do mar (do mar, veja bem, não de maresia), não tem preço, na minha opinião.
E foi assim que me senti, mais uma vez, correndo em Floripa na meia maratona internacional no último domingo, dia 25. Fui correr 10km, minha distância favorita, cujo percurso era todo à beira-mar, saindo do monumento à polícia militar em direção ao túnel, retornando, e lá perto do hotel Majestic fazia mais um retorno rumo ao portal de chegada. Ops, não era todo plano, tinha os elevados para subir. De carro nem parece que é subida...
A inscrição para a prova foi simples, mas para pegar o kit...cheguei no sábado pelas onze horas da manhã, e havia uma fila inacreditável, que não parecia se mover. A explicação provável é que tinha sido feriado municipal na sexta feira, com entrega dos kits na quinta-feira (para os locais, portanto) e no sábado, para todos os outros quase 4.000 inscritos.
Como estava com meu filho de dois anos (o lindão da foto), aguardar na fila estava fora de cogitação, de modo que fui embora e voltei às 19h30min, quando estava bem tranquilo.
Em compensação, acabaram os...alfinetes de prender o número na camiseta!!! Não, não pode não ter alfinetes suficientes. A conta é simples: 4 alfinetes por número, 4.000 inscritos, pronto.
Assim, saí de lá achando que minha melhor aquisição do ano foi meu porta-número, que a super iron amiga Danielle trouxe do Canadá para mim. Vou dedicar um  post aos "apetrechos", mas por ora digo que para correr só de top (não é meu caso, eu só fico nervosa com o número na barriga), compre um porta número.
Além disso, aquela novela das camisetas continua...tinha baby look - oba - mas só de um tamanho, um interessantíssimo GG!!! Mas ficou boa, e descobri que uma das razões da demora era o povo querendo olhar os tamanhos, colocando na frente do corpicho, pensando no assunto, provando...
E o domingo...Que dia perfeito para voar baixo...sem sol, sem chuva, um nubladinho gostoso, incrivelmente sem vento (fico repetindo esse negócio de vento, mas quem conhece Floripa sabe porque falo assim). Calor na medida certa.
E gente. Então tinha gente para essa corrida. Astral de corrida é bom demais, todo mundo na mesma sintonia, alternando entre feliz, nervoso, ansioso, concentrado, mais feliz, mais ansioso perto da largada...Corredores solitários, equipes de corredores, famílias de corredores, corredores casais (vi um casal correndo de mãos dadas...não achei lindo, só me deu aflição, mas se eles estavam felizes...).
A largada era de todas as distâncias ao mesmo tempo. Já disse antes e repito que não acho a melhor estratégia. Quem vai para fazer 5km já sai voando, um ritmo totalmente diferente de quem vai fazer 21km. Além disso, não havia baias, ou currais, como nas provas grandes. Acho que com 4000 inscritos dava para considerar a prova pelo menos como média, e dividir um pouco pelo pace.
Desta vez, pedi para um amigo magrinho que corre muito (valeu, Léo), abrir para mim, no ritmo que pedi. Largada com muita gente é sempre meio confusa, e a gente perde uns bons dois minutos. Para quem vai correr 5km ou 10km, qualquer minuto é muito tempo. A largada atrasou, o que é ruim principalmente para quem toma os suplementos na hora certinha, e para quem estava se aquecendo antes, como eu, que não queria esfriar.
Fui para tentar baixar meu tempo e o dia parecia perfeito para isso.
Saí forte, do jeito que queria, e virei os 5km em 23 minutos, ótimo. Mas entre o quinto e o sétimo quilômetro achei que devia reduzir o ritmo para não quebrar, e foi bobagem minha, eu estava bem para manter o ritmo.
No final voltei a puxar forte, mas não o suficiente para baixar dos meus 47 minutos, ainda mais porque o percurso tinha 10.230, e não 10, pelo menos no meu garmin e de todo mundo para quem perguntei. E eu sou toda cartesiana com essas coisas, fico tensa.
Quando estava quase chegando, um corredor daqueles de elite, que deve ter feito 5km e já estava indo embora, berrou para mim quando passei: "aumenta a passada, p...". E eu sempre obedeço aos estranhos que gritam comigo, realmente aumentei. Se tivesse feito isso 500m antes não teria perdido a quinta colocação por 40 segundos como perdi...
Eu sei, que reclamona!! Sexto lugar foi muito, muito bom, ainda mais entre mais de 200 meninas fazendo os 10km, excelente. Mas não me venci, não cumpri minha meta pessoal.
Muitos cumpriram, minha amiga Michele finalmente terminou os 21km em menos de duas horas, como eu sempre disse que ela faria, e as outras meninas do meu grupo estiveram ótimas (quase todas nos 21km).
Mas então é assim, o desafio continua.
Dica: no último quilômetro da prova, é sempre importante ter algo em que pensar: alguém que esteja te esperando, alguma coisa que tenha motivado, alguém que voce queira alcançar (mesmo que não consiga), alguém que voce não quer que te alcance, alguma dificuldade pela qual passou e que te dá forças para correr, alguém que confie tanto em você que dá vontade de correr mais rápido, ou até uma música que te movimente pelas recordações que traz.
Essa prova eu terminei sorrindo, coisa rara. Normalmente termino com cara de sofrida. Mas eu ouvi o sujeito da organização dizer "voce é a sexta colocada", meu marido me chamou para tirar a foto, e eu vi que, na verdade, tinha sido muito bom.
E me diverti à beça. Quem venha a próxima!





Comentários

  1. Ahhhhh como foi bom! Alcançar um objetivo é como já dizia aquela propaganda: não tem preço... mas participar com uma equipe super animada, organizada, (né Amanda?) e em um lugar lindo é "mara", perfeito!
    Valeu a pena acordar às 3h, sair de Blumenau às 4h da manhã e correr 21km às 7:30! fomos numa van, com 13 atletas e lá um total de 27 alunos da academia se encontraram. Sempre existem gentilezas que não cansamos de agradecer, como aquela pessoa que te puxa a prova inteira, o professor que vai de bike ao lado pra dar aquela força(água,gatorade, tirarfoto), aquela amiga que devolve a dignidade à uma penca de mulher suada oferecendo um banho em sua casa... Não, não é só correr, todo o planejamento já é uma curtição! Os treinos, planilhas são lembradas durante a corrida e a satisfação por conseguir completar a prova é enooorme! A alegria é tanta, adrenalina antes, durante e depois! agora ficam as lembranças e a vontade de chegar logo a próxima! Que venha a track&field!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, beeeeeeem legal a idéia. A meia foi show mesmo... Quanto aos outros posts, também não consigo usar controle de batimento...já o medo de vencer, negócio é excluir do vocabulário! Nota 10 pra vc e pode correr 5km pra 21' baixo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ficar velha x envelhecer - nós e Madonna

Desculpa qualquer coisa

Histórias não relacionadas à corrida: Dias de Sol