Sim, acontece de dar errado...mas ainda assim chateia

Então, campanha dos tênis na reta final a mil, e a vida continua. Fui fazer a Corrida pela Paz em Floripa no domingo, estava marcada para aquele final de semana que deu enchente em Blumenau e choveu em toda parte, então adiaram para dia 06.
Fomos buscar o kit no sábado, era só de manhã, maior correria, e já não tinha camiseta do tamanho, porque muita gente tinha pego antes. 
Tinha uma premiação muito legal, notebook, bicicleta, final de semana em hotel, premiação por categoria, isso dá aquela valorizada, e atrai um pessoal bom, então nem me animei quanto a performance porque o objetivo era só treinar no sol gostoso, até planejei ir nadar depois (na praia, não na beiramar, só para deixar claro).
Largada dos 10km e dos 5km juntas, tudo bem, já estamos acostumados, mas da caminhada ao mesmo tempo? Não precisava...por mais que a organização peça para os caminhantes aguardarem mais atrás, nem todo mundo entende. Hidratação dos 2,5km so para quem já retornava dos 5km, para os de 10km só na metade mesmo. Tudo bem, mas não precisava, porque na chegada tinha água de sobra, não ia fazer tanta falta.
Mas isso é o de menos. O problema foi o final, e não o início.
Achei estranho que não tinha tapete leitor de chip no retorno dos 5km, nem em nenhum outro ponto de corte. Não que seja comum, mas era realmente muito fácil fazer a volta antes do retorno oficial e ninguém ter como aferir se voce efetivamente correu os 10km, já que só se marcava a largada e a chegada.
E aí é que está. Teve gente que realmente desistiu de correr 10km, apesar de inscrita, e voltou antes, de maneira que seu tempo na prova de 10km ficou suuuper baixo, tipo 26, 27 minutos, e a pessoa talvez não tenha corrido nem 5km!
O sistema do chiptiming ficou doidinho com tudo isso, e a classificação final, naturalmente, não funcionava, acabou ficando misturado também o pessoal de 5km e 10km, porque não foi feita a divisão de distâncias, ou o que quer que seja. A encrenca é que a premiação simplesmente não acontecia. 
Foi triste, porque da metade da prova em diante, percebi que  não tinha visto muitas meninas na minha frente (pelo retorno), então até me empolguei e dei uma acelerada, quando terminei fui me informar, e o rapaz me disse que eu tinha pódio, então decidi esperar. Ah, sim, e o Péricles foi buscar minha camiseta da prova, porque no regulamento dizia que para subir ao pódio tinha que estar com a camiseta. Eles recomendavam o uso durante a prova, mas eu não consegui, manga curta, gola justa demais, tamanho errado...
Para os pódios gerais até o tempo foi corrigido e foram entregues os prêmios e trofeus. E então, após a premiação masculina, pasmem: o organizador ou locutor que estava anunciando vem ao microfone dizer que o regulamento, na verdade, dizia que só podia ser premiado quem passasse o funil de chegada com a camiseta da prova, e disse ainda que o primeiro lugar masculino ia ter que devolver o premio. Hã? Vaia geral, fiasco. Ainda mais porque não havia como saber quem passou com a camiseta, não tinha filmagem nem fotos oficiais, ou seja, era só na base do dedo-duro.
Além de situações como a minha,  havia vários profissionais e mesmo amadores patrocinados, que são inclusive obrigados a utilizar a camiseta do patrocinador, e, na hora do pódio, colocaram a camiseta da prova por cima.
O senhor ao microfone acabou mudando de ideia e disse que "depois ia ver isso". Sei.
O pior ainda acho que não foi isso, foi a medição do percurso. Não dava 10km. E não era um desvio, uma diferença que é possível conforme você faz a curva (aliás, na beiramar é até difícil isso acontecer), mas uma diferença de mais de 500 metros!!
Eu corri menos de 9,5km. Ainda corri mais do que os outros, porque como ainda estava em 9km300m, mais ou menos, eu acelerei forte e achei que tinha um retorno, como na meia de Floripa, para fechar, e não fui para a chegada, fui para um portal, toda concentrada (toda otária, na verdade), então ainda tive que voltar, para pegar o funil. 
Eu fiz em 46'30", mas não tenho nem coragem de dizer que fiz meu melhor tempo em 10km, porque corri menos do que isso,  beeem menos. Posso dizer que foi meu melhor tempo em prova de 10km, se quiser disfarçar, mas não fiquei satisfeita. Fiquei decepcionada, porque era a corrida pela paz, e já estava todo mundo perdendo a paciência. Eu fiquei até onze e meia da manhã esperando, tomei o maior torrão nos ombros, e acabamos indo embora sem saber minha colocação.
Sei que acontecem problemas e falhas nas provas, mas tantas juntas, na mesma corrida, não tinha visto ainda. Descobri no site ontem que fiquei em terceiro lugar da categoria, vou descobrir agora como consigo pegar meu trofeu.
Valeu realmente pelo treino, porque quem foi para levar a sério se decepcionou. Imagina quem foi fazer sua primeira prova de dez km? Terminou achando que corre bem mais rápido do que imaginava (e aí vai se decepcionar nas próximas), ou também desanimou ao saber que não correu os planejados 10km, não sabendo qual é seu tempo nessa distância.
O melhor do final de semana, sem dúvida, foi conhecer a loja Korrer. Três andares de loja, com teste de pisada, ventilometria, espaço para massagem, para treino, variedade incrível de tênis, e profissionais em educação física atendendo, ou seja, não é como nas lojas grandes e multimarcas de esportes, nas quais o sujeito vende tênis, mas poderia estar vendendo parafuso, já que não conhece nenhum dos dois.  Vale a pena a visita. E não é jabá, mesmo que ele não fosse apoiador ia indicar, loja assim é difícil de encontrar.
Novidade no blog: à direita agora tem links de sites com calendários de provas. Coloquei vários, para tentar cobrir o máximo possível de organizadores. Eu sempre fico procurando em vários sites até achar a prova que quero. Então, em vez de ficar no google procurando data de prova, distância, etc, vem aqui no blog e clica nos links.
Esta semana ainda volto, muitas coisas acontecendo...
Até lá, vamos treinar, que o verão está chegando!!




Comentários

  1. Poxa, que pena mesmo hein, falta de organização (ou excesso de desorganização)... De qualquer forma, vamos pensar pelo lado bom: Corresse..treinasse, estás um pouquinho melhor do que quem não fez nada, hehehe... Parabéns pela prova Andrea, acho que largar e chegar é sempre uma vitória!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ficar velha x envelhecer - nós e Madonna

Desculpa qualquer coisa

Uma única coisa?