Treinos para maratona: Tiros ou saraivadas?

A gente faz tiros de 400m, de 500m, de 1km, já chiando, e aí faz de 2km quando treina para meia maratona, e acha o fim da picada.
Eis que vem a planilha com tiros de 3km. Só tinha feito uma vez, achei um horror. E qual não é minha surpresa quando me aparecem tiros de 4km?! Isso lá é tiro?
Qual a estratégia mental? Bom, a velocidade do tiro não era a mesma de 1km, naturalmente. Nem de 2km. Era praticamente de ritmo de prova. Não de 5km, ou 10km, mas de 21km. E aí me dei conta de que já fiz 21km pra 5' o km, que era o proposto. Então, quem faz 21km, faz 4km, mesmo que seja duas vezes kkkk.
E o que aconteceu? Nunca que consegui correr para 5', acabei aumentando a velocidade nos últimos dois km, como se fosse prova, porque queria acabar. Nem foi tão boa ideia assim, porque no dia seguinte tinha mais correria e eu tinha ficado cansada, bem feito. Mas na hora foi confortável, não morry.
Pensando já ter visto de tudo, vem a planilha. Com o seguinte: 5km, mais 2x 2km. Ha ha ha. Eu não tinha nem ideia se conseguiria fazer isso. Os 5km eram para 5', e depois para 4'50. Fiz o mesmo pensamento para fazer os 5km, só que tinha que sobrar para os outros 4 em duas vezes 2. Essa parte foi a mais difícil. Larguei para uma prova mesmo, e fiz uma das melhores: 23'35, em vez dos 25' propostos. Mas o legal foi conseguir fazer os dois de 2km, e só me sentir realmente cansada no último km de todos. Não. O melhor de tudo mesmo foi sentir a velocidade ainda existente dentro de mim.
Treinando para maratona, a gente muda o paradigma. O pace desejado não tem nada a ver com provas de 10km, e mesmo de 21km. E eu estava achando que estava lerda, que nunca mais ia correr para 5', 5'05, muito menos abaixo disso. E conseguir fazer no treino, já depois de dois dias seguidos correndo, é muito bom.
Mas é um horror chamar de tiros 3km pra cima. Estou certa?
A gente nem se reconhece...mas é o corpo se acostumando. Treino é tudo.



Comentários

  1. Eu nunca me preocupei muito com velocidade, mas esse ano, treinando para ultras, foi onde minha velocidade mais aumentou. Vai entender né....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver foi exatamente por estar tão desencanado. Eu nem imaginava fazer treino de 5km com tempo de prova kkk

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Avaliações de tênis - Rodagem: Comparação Freedom Iso - Saucony e 361ºKgM2

Avaliação do Nike Odissey React - guest post by Simone Andriani!!

Avaliações de Tênis - Saucony Kinvara 8